sexta-feira, 13 de maio de 2011

Especial mês das noivas: Planejamento e Orçamento

Maio, mês da noivas... todos pensam em romance e grandes festas. Mas para realizar esse sonho e, principalmente, esse evento é necessário muito planejamento. Contratando ou não uma organizadora de eventos, sempre tem muuuitos detalhes, escolhas, orçamentos, provas, degustações, decisões e imprevistos. Então, a palavra de ordem para um casamento de sucesso é PLANEJAMENTO.

Se houver condições financeiras, contrate uma organizadora. No seu grande dia tudo o que uma noiva não precisa é ficar se preocupando com o posicionamento das mesas ou o atraso do DJ. Mas se não tiver como arcar com esse serviço, o bom é pegar alguém de confiança para ser sua escudeira (além da mamãe que no dia vai estar tão nervosa e ocupada quanto a noiva).

O prazo para se organizar um casamento é de 08 meses a 1 ano e meio, contando que terá que fazer chá de panela, save the date, convites, orçamentos, coordenar datas, etc. Ao longo do mês faremos uma série de posts dando dicas de organização, orçamentos, contratos e, principalmente, COMO ECONOMIZAR!

O primeiro passo é definir 02 pontos: número de convidados e valor que estão dispostos a gastar. A partir daí é dividir o orçamento e ir à luta!

Veja abaixo a lista geral com todos os itens a serem considerados no planejamento e principalmente no orçamento:

 
Papelaria

Save the date, convites, mapas, caligrafia, cartões de agradecimento.

Noiva, Noivo e Cortejo

Vestido, véu, arranjo de cabeça, sapato, cabelo e maquiagem, lingerie especial, t
raje, gravata, sapatos, alianças, roupas das daminhas, bouquet das daminhas, roupas dos pajens e a almofadinha das alianças.

Casamento civil e religioso

Taxa do cartório, taxa do juiz fora do cartório, c
urso dos noivos, taxa da igreja, flores igreja e coral/orquestra.


Recepção

Aluguel do espaço para casamento, decorador, flores, locação de mobiliário, cobertura, Buffet, bolo, doces, bem-casados, bebidas, bar de caipirinha, DJ, sonorização da pista e do ambiente, telão, banda, aluguel de gerador para som, luz e stand-by, lembrancinhas de casamento, seguranças, chapelaria, toilettes e manobrista.

Outros


Assessoria de casamento, cerimonialista para o religioso, fotógrafo e vídeo.




As opções normalmente utilizadas em um orçamento são:

Gastar 40% - Recepção;
Gastar 10% - Música;
Gastar 15% - Decoração de Flores/Buquê;
Gastar 15% - Trajes;
Gastar 10% - Fotografia e Filmagem;
Reservar 5% - Alterações desejadas;
Reservar 5% - Despesas Adicionais.


Isso deve ser sempre adaptado às exigências e preferências dos noivos. Para ajudar, você pode acessar essa planilha de planejamento ou o programinha que sites como o Casamento Click fazem.

Por Gabriela Maslinkiewcz

Nenhum comentário:

Postar um comentário